
PEDIATRIA GERAL
​
A atuação em pediatria geral consiste no cuidado global referente à saúde da criança, e abrange desde medidas preventivas, como a vacinação e orientações de prevenção de acidentes, até a avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança. Também é papel do pediatra fornecer orientações aos pais quanto a uma alimentação saudável e adequada, e paramentá-los para lidar com problemas como a dificuldade para dormir e crises de birra. Além disso, o pediatra é o profissional responsável por manejar eventuais intercorrências clínicas, como quadros infecciosos e alérgicos, entre outros.

DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO
Dificuldade Escolar
​
É cada vez mais frequente nos consultórios pediátricos nos depararmos com a preocupação dos pais acerca do desempenho acadêmico de seus filhos.
O profissional que atua na área de desenvolvimento e comportamento deve avaliar, conduzir e orientar a criança ou adolescente que apresenta dificuldade de aprendizado.
​
Desenvolvimento Infantil
​
O desenvolvimento de uma criança se inicia ainda dentro do útero materno e progride durante toda a infância e adolescência.
Pouco a pouco a criança vai desenvolvendo novas habilidades, como sorrir, falar, engatinhar, andar, correr, comer e se vestir sozinha, contar, escrever, etc.
Existem algumas idades que consideramos como “esperadas” para que a criança comece a desenvolver tais habilidades, que são os chamados “marcos do desenvolvimento”. Por exemplo, em geral as crianças começam a engatinhar com aproximadamente 9 meses e a falar as primeiras palavras com cerca de 1 ano.
Entretanto, algumas crianças podem demorar um pouco mais para desenvolver certas capacidades e estas variações são absolutamente normais.
Existem alguns “sinais de alerta” que devem ser observados e, caso a criança não apresente determinada habilidade nesta fase é importante que seja avaliada por um pediatra ou profissional que atue na área de desenvolvimento infantil. Alguns exemplos de “sinais de alerta” são não andar com independência aos 18 meses (1 ano e meio) e não falar palavras simples aos 2 anos.